Dicas para ter motivação para estudar

Olá, tudo bem com você?

O assunto de hoje é meio difícil de se lidar porque a motivação para estudar tem que haver força de vontade para conseguir adquirir esse objetivo.

Hoje com toda essa globalização e tecnologia os livros estão ficando meio de lado e as novas gerações estão criando o hábito de procurar e estudar tudo pela internet, tem pontos positivos e pontos negativos.

Os positivos são: conseguimos muita informação de qualquer assunto que estamos procurando e com muito mais rapidez.

Somente com alguns cliques encontramos o que procuramos e que se fôssemos procurar de uma outra forma demoraria dependendo até dias, a internet facilita muito nosso trabalho.

Os negativos são: por ter tanta informação com muita facilidade, perdemos o hábito de ler livros , fazer anotações, e de expandir nosso conhecimento, nos satisfazemos com o básico, já que achamos o que queremos tão rápido.

Para ter motivação para estudar existem algumas dicas que você pode fazer para que mantenha a motivação, quando precisar atingir algo na sua vida profissional ou pessoal.

Dicas para ter motivação para estudar

Para começar tens que ter um objetivo, você tem que saber o motivo de você estar estudando. Comece fazendo algumas perguntas para si mesmo.

“O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo”.( Napoleon Hill)

Aonde você quer chegar ? Porque você quer chegar? Porque você está estudando esse assunto? Qual o propósito de ser esse material? É o que você quer fazer? É isso no que você quer trabalhar.

Fazendo essas perguntas para si mesmo, vai conseguir ter mais clareza, às vezes fazemos as coisas sem objetivo pelo simples fato de fazer ou porque alguém quer que você faça.

Mas é a sua vida, seus objetivos precisam ser claros e você tem que ter certeza se é o que quer e se o que vai estudar é adequado para alcançar seu objetivo.

Busque ter foco no que está estudando, se organize pra saber por onde vai começar, divida em partes e trace metas de quanto tempo vai dedicar para concluir cada parte do estudo.

Bom depois de se organizar hora de respirar fundo, e firmar o compromisso que tem com você mesmo de terminar no tempo que você estipulou para cada parte do estudo.

Agora se foque na primeira meta, mas antes você tem que ter uma preparação, porque como tens um tempo para concluir cada etapa precisa evitar qualquer tipo de distração que venha a lhe tirar do foco.

Desligue o celular, sim desligue, não adianta deixar no silencioso, porque ele vai tocar e vai desviar sua atenção, mesmo com uma simples vibração e você vai sentir aquela vontade de dar uma olhadinha.

Nosso cérebro está sempre querendo ter qualquer motivo para se desviar do foco do que você está fazendo, preste atenção por alguns minutos e você vai me dar razão.

“O grande segredo de uma boa vida é encontrar qual é o seu destino. E realizá-lo”. (Henry Ford)

Como nossa mente está sempre tentando nos distrair, se você tem algo a fazer, que pode vir a lhe preocupar por não ter feito ainda, isso não é bom para quem quer ter motivação para estudar.

Melhor resolver essa questão antes de começar a estudar, assim sua mente não vai ficar lhe lembrando que você tem algo pendente.

Então desligue o celular, televisão, rádio, ou qualquer eletrônico que lhe tire a atenção, o mais certo a fazer é  encontrar um lugar onde não será interrompido.

A concentração será melhor e também é interessante avisar a família de que vai estudar e que não gostaria de ser interrompido por tal tempo período de tempo que estipulou para estudar, eles vão entender e lhe apoiar.

Também não estude na frente do relógio, não se torture, quando estamos observando o relógio, parece que a hora não passa, e o estudo não rende porque você quer que termine logo.

Não crie obstáculos nem desculpas para dar início a seu estudo. Se determine a fazer e comece, como diz o ditado: quanto mais cedo começar mais cedo termina.

Ainda falando de distração melhor não estudar no computador, tablet ou celular, esses meios são ótimos pra você não ter motivação para estudar, e sim motivação para ficar navegando neles.

Você está estudando um material daqui a pouco você dá uma olhadinha no face, checa pra ver se chegou algum email, ou vai ver um vídeo no youtube.

Não se engane evite tudo que possa vir a tirar sua atenção de manter o foco na sua meta de estudo, os eletrônicos são ótimos pra isso.

“Quem procura a distração acha”.(autor desconhecido)

Estipule também um tempo de pausa durante o tempo de estudo, para dar uma relaxada, levantar um pouco, descansar a mente por alguns minutos.

Não é bom estudar por mais de uma hora seguida, você vai produzir menos, seu rendimento não será tão bom quando começou.

Sempre busque as melhores opções para seu estudo para ter um bom rendimento.

Portanto tirar  objetos que vão lhe distrair, resolver situações que vão ocupar sua mente e ter um tempo para relaxar são importantes para você poder se motivar a estudar.

Compartilhe com seus amigos no Facebook

Espero que esse texto tenha lhe ajudado de alguma forma.

Um grande abraço!

 

Se cadastre na minha lista VIP

Leila Santana

Empreendedora Digital. Acredito que cada um de nós tem um propósito, e que nossa missão é descobrir e desenvolvê-lo, assim estaremos melhorando a nós e o mundo em que vivemos.

Website: http://comotermotivacao.com